do not visit

Uma galeria de parede moderna – transforma a tua casa numa exposição artística

Museu do Louvre. Museu Van Gogh. Museu D'Orsay. Museu de Arte Moderna. E que tal a tua sala de estar? Ela também pode aparecer na lista de galerias de renome mundial - só precisas do design certo e de uma boa dose de criatividade. Este artigo irá explorar as várias formas de criar galerias de arte de parede em toda a casa e os toques especiais que podem elevar a tua galeria a um novo patamar.

Ideias e localizações do esquema da galeria de parede

As galerias de parede podem ser simples ou complexas. Há pessoas para quem montar uma galeria é apenas uma questão de martelar pregos ao acaso e pendurar quadros. Mas, se quiseres que a tua exposição realmente se destaque, convém planeares o design com antecedência, o que se aplica especialmente à instalação de galerias de fotos em diferentes divisões da casa: embora cada parede seja candidata a uma bela imagem, alguns espaços requerem cuidados especiais para serem devidamente valorizados. Esta secção irá explorar várias áreas onde podes pendurar as tuas obras de arte e montar uma galeria e dá-te dicas sobre como obter o melhor resultado possível.

Galeria de parede na sala de estar

A sala de estar é um espaço de reuniões familiares, entretenimento e união, por isso não há lugar melhor para pendurares as tuas fotos mais estimadas. Esta divisão é uma das escolhas mais comuns para galerias de parede. Como a sala de estar costuma servir de espaço central de reunião, deves escolher peças que reflitam o teu estilo pessoal, ao mesmo tempo que manténs tudo fácil de gerir. Mede o espaço disponível e avalia o tipo de arranjo que fica melhor com os móveis que tens. Se a parede for grande, podes pendurar vários quadros em série ou formar um padrão de grade. Para galerias de parede mais pequenas, podes preferir escolher uma peça que se destaque. Estas mesmas regras aplicam-se a divisões familiares periféricas, por isso lembra-te delas se estiveres a planear uma galeria de parede para a sala de jantar ou para o escritório.

Galeria de parede no quarto

O quarto é um refúgio de sono e privacidade. Para muitos, é a divisão mais pessoal de toda a casa, o que o torna o sítio ideal para expor obras de arte e fotos. Se queres criar uma galeria na parede no teu quarto, lembra-te de que o espaço deve primar pela tranquilidade. Relaxar, descansar e descomprimir é o essencial, pelo que as fotos da galeria de parede também devem exercer um efeito calmante. O ideal é escolher cores suaves e padrões abstratos ou fotografias da natureza para o quarto. É possível combinar de modo harmonioso a imagem de uma folha com uma gota de orvalho matinal, de um veado numa floresta enevoada ou um pôr do sol. Os tons do quarto podem variar, mas não devem destoar.

Por vezes, são seleções mais pequenas de ilustrações que causam um impacto maior. Pensa nos tamanhos de moldura adequados para as paredes da tua galeria e evita preenchê-las demasiado. Se o espaço da parede causar dificuldades, experimenta um alinhamento vertical, em vez de horizontal; muitas vezes, é mais fácil dispor as molduras na vertical do que tentar preencher uma grande extensão de parede.

Galeria de parede de corredor

Os corredores têm quase sempre uma ou duas fotos. Mas porque não aproveitar melhor o espaço? Afinal, é uma grande tela em branco à espera de ser preenchida. Um corredor é um ótimo local para se montar uma galeria de parede, porque costuma ter muito espaço, permitindo-te dares largas à criatividade. Aqui, podes pensar em adicionar elementos como espelhos ou outros acessórios de decoração de parede para fazeres uma verdadeira obra-prima. Pensa nas fotos ou obras de arte que queres pôr em destaque e escolhe um design simples. Se o corredor for suficientemente comprido, divide as exposiçãos em subgrupos, em vez de organizares um grupo grande. E não te esqueças da iluminação: se o teu corredor for naturalmente escuro, podes ter de utilizar candeeiros de parede ou apliques para que as tuas obras tenham visibilidade.

Galeria de parede nas escadas

Da mesma forma que os corredores, as escadas são telas em branco com margem de sobra para trabalhar. O desafio acrescido, porém, é a inclinação. Uma disposição tradicional lado a lado pode não funcionar, neste caso. Em vez disso, deves descobrir como sobrepor e espalhar as tuas fotos de forma coesa. Avalia a orientação das escadas e como isso irá afetar o conjunto. Se tiveres umas escadas inteiras, por exemplo, podes usar um lado do corrimão para pendurar quadros numa linha vertical. Ou, se tiveres escadas que levam a um patamar, podes aproveitar o espaço quadrado para criar uma pequena galeria de parede. Diverte-te e usa a criatividade: as possibilidades são infinitas!

Galeria de parede com ecrã de TV

Pronto para um desafio de design? Experimenta conciliar as imagens em movimento do ecrã plano de TV com as figuras estáticas e atemporais da tua coleção de fotos pessoais. Pode ser uma ideia difícil de concretizar, mas, quando bem-feita, produz um resultado magnífico. Começa por medir o tamanho da tua TV, pois isso irá decidir o tamanho e a escala das molduras dos quadros e o seu posicionamento na parede. Se tiveres uma TV pequena, podes usar estruturas maiores e espalhá-las pela parede para um efeito visualmente equilibrado. Caso se trate de uma TV grande, é preferível escolheres molduras de menor dimensão e organizá-las ao redor do aparelho de TV. Em geral, o foco deve incidir nas fotos e não na TV. Evita pendurar quadros diretamente por cima ou por baixo do aparelho e deixa algum espaço entre as montagens. Isto irá garantir que a tua galeria de parede é o foco principal da sala e não fica ofuscada por um grande ecrã plano.

O que incluir na tua galeria de parede

Podes estar a ler tudo isto e a pensar: "Muito bem. Mas e agora como faço o mesmo com as minhas fotos?" É mais fácil do que parece - indicamos alguns efeitos recomendados abaixo.

Fotos de família e fotos pessoais

Estas são as primeiras escolhas e as mais óbvias a incluir em qualquer galeria de parede doméstica. Dão um toque pessoal ao espaço, mostram que é habitado e, finalmente, criam uma sensação de aconchego. Quer se trate do teu retrato de família ou de fotos de quando eras bebé, estas são as peças mais importantes numa galeria de parede. Experimenta misturar vários tipos de fotografias, como fotos de grupo, imagens individuais, grandes planos e até fotos criativas da tua família.

Arte

Se quiseres dar um pouco de cor e criatividade à tua galeria de parede, a arte é a melhor aposta. Seguir esta ideia para montar uma galeria de parede não implica necessariamente comprar obras caras, da autoria de artistas famosos: as peças que escolheres só têm de condizer com as tuas outras imagens e acrescentar-lhes originalidade. Podes encontrar ótimas impressões no nosso site de Decoração de parede da Studio Selection.

Peças variadas

A tua galeria de parede não precisa de incluir apenas fotos e obras de arte. Também podes integrar outras peças para lhe dar individualidade. Se quiseres criar algo especial, pensa em adicionar recordações, postais ou até obras infantis. Pormenores como estes fazem toda a diferença no aspeto final de uma galeria de parede doméstica.

Exemplos de ideias para galerias de parede

Estás pronto para começar a criar a tua galeria de parede? Reunimos esta coleção de exemplos e ideias para te ajudar ao longo do processo:

Galeria de parede boho

"Boho" é a abreviatura de "boémio" em inglês e refere-se a uma sensação de espírito livre. É um termo muito usado para caracterizar designs do mesmo estilo, especificamente aqueles que incorporam misturas únicas de cores, elementos e texturas. É a estética perfeita para uma galeria que não queira passar despercebida. Procura misturar diferentes culturas e expressões artísticas através de vários tamanhos de molduras e tipos de materiais. Molduras vintage ou baratas, tapeçarias e outros elementos decorativos, como cestas ou peças de macramé, formam uma bela composição. Não te esqueças de adicionar plantas em abundância: elas darão um toque natural ao conjunto, tornando-o mais coeso.

The Boho Gallery Wall

Galeria de parede monocromática

Para um visual atemporal e minimalista, opta por uma galeria de parede monocromática. Escolhe molduras da mesma cor e organiza-as num padrão de grade elegante. Uma galeria de parede a preto e branco é sempre uma boa escolha, mas também podes escolher qualquer tom de que gostes. É uma ótima forma de exibires qualquer tipo de arte, desde fotos a impressões de arte abstrata. É preferível escolheres um só tipo de material e textura de moldura, como a madeira ou o metal, para que tudo fique com um aspeto uniforme. E, se quiseres dar mais profundidade a uma galeria de parede moderna, experimenta pendurar algumas das tuas molduras a diferentes alturas.

Monochromatic Gallery Wall

Galeria de parede vintage

Gostas de fotos e impressões vintage? Pendura as relíquias de família numa galeria de parede. Podes escolher as tuas fotografias favoritas e postais antigos, que passaram de geração em geração. Algo fundamental a ter em conta, porém, é a conservação. As fotos são para ser apreciadas, mas, se as inserires em molduras de baixa qualidade, isso pode causar-lhes danos a longo prazo. Investe em molduras de alta qualidade, que darão um ótimo aspeto à tua galeria e manterão as tuas recordações impecáveis. Também podes imprimir cópias das fotos originais ou até dimensioná-las numa gráfica profissional como as da Optimalprint.

Vintage Gallery Wall

Como criar uma galeria de parede incrível

Há alguns elementos que podem fazer com que uma galeria de parede se distinga de uma coleção de fotos comum. Segue estas práticas recomendadas para diferenciares a tua:

Design meticuloso

Já o mencionámos antes, mas vale a pena repetir: não tenhas pressa em planear o esquema da tua galeria de parede! Pensa nos elementos que geram um resultado coeso: equilíbrio, espaçamento e fluxo. Podes até criar o teu próprio design ou usar uma ferramenta online para veres a disposição dos quadros antes de começares a pregar ou a pendurar o que quer que seja.

Diversidade de tamanhos e obras

Misturar tamanhos e obras pode conferir profundidade e interesse à tua exposição. Mistura livremente vários tipos de molduras, formas e materiais. Incorpora impressões artísticas ou posters para contrastar com as fotos mais tradicionais.

Qualidade fotográfica

Seja onde for que decidas montar a tua galeria de parede ou os quadros que escolhas pendurar, o segredo é valorizar a qualidade acima de tudo. Não te contentes com fotos em papel de impressora - dá às tuas fotografias a riqueza que elas merecem com telas e molduras profissionais. A Optimalprint tem todo o tipo de opções, desde impressões fotográficas de alta qualidade até arte e posters impressos em madeira.

Começa já a explorar as possibilidades com a Optimalprint!