do not visit

Texto para o convite de casamento

Estás a planear o teu grande dia? Parabéns! O casamento é um dos acontecimentos mais marcantes que alguma vez viverás. É um momento de alegria, celebração e amor, em que os membros da família e os amigos se reúnem para partilhar a felicidade do casal. Mas, ainda assim, planear um casamento não é tarefa fácil, com tudo aquilo em que é preciso pensar, desde selecionar o local certo até escolher o vestido perfeito e, claro, encontrar os melhores fornecedores. Um pormenor importante é o próprio convite. Este artigo aborda a fundo as informações que os convites de casamento devem incluir, faz sugestões de redação dos convites e apresenta até alguns exemplos de convites de casamento para te inspirar.

Tudo o que precisas de saber sobre convites de casamento

Umconvite de casamentoé um documento formal que serve para informar os teus convidados da data, hora e local do grande dia. Apesar do avanço da tecnologia digital, estes cartões costumam ser impressos e enviados por profissionais, servindo não só de convite, mas também de lembrança que pode ser guardada durante anos.

Os convites de casamento são uma tradição antiga, com séculos de existência. Acredita-se que tenha origem na Idade Média, quando eram enviados cartas e anúncios de noivado. Com o passar do tempo, os convites assumiram um âmbito mais formal, acabando por evoluir até ao seu formato atual. Estes anúncios impressos comercialmente popularizaram-se depois da Segunda Guerra Mundial, quando se tornou possível a produção maciça através da introdução de novas técnicas de impressão. Desde então, o design dos convites de casamento tornou-se cada vez mais elaborado - com os casais a tirarem tempo para personalizar os seus convites de modo a expressarem as suas personalidades e estilo únicos.

Embora os cartões de convite clássicos sem foto fossem os mais usados no passado, hoje em dia os noivos contam com mais opções. Há uma grande variedade de designs de convites de casamento - incluindo opções românticas, divertidas e elegantes, com linhas simples e claras, até versões coloridas e criativas. A possibilidade de imprimir fotos pessoais nos convites de casamento fez com que os cartões se tornassem cada vez mais originais e especiais. O clássico não é obrigatório – cada noiva e noivo devem fazer convites que expressem idealmente o seu caráter e estilo de vida.

O que deve constar de um convite de casamento?

Não existem regras fixas sobre o que deve constar de um convite de casamento, mas é útil incluir informações sobre o local, a hora e outros elementos importantes para os convidados. O modo como todas essas informações são apresentadas depende de ti, pelo que podemos apenas deixar-te algumas ideias para te inspirar.

Embora o número de opções de design hoje disponíveis signifique que dois casais nunca terão convites iguais, há alguns elementos básicos que todos os convites de casamento devem ter para cumprirem o seu objetivo de maneira eficaz.

Aqui está uma lista dos mais importantes:

1. Linha do anfitrião: A linha do anfitrião indica tradicionalmente quem vai organizar o casamento e deve incluir os nomes de ambos os pares de pais. Também pode fazer referência a outros membros da família, se estiverem a ajudar a pagar o casamento, como os avós ou outros familiares.

2. Linha do pedido: Esta é a linha em que o casal solicita formalmente a presença dos convidados no casamento - é o verdadeiro 'convite', por assim dizer.

3. Linha dos noivos: Esta linha deve apresentar os nomes dos noivos, bem como os seus títulos.

4. Data e hora: A data e a hora do casamento devem aparecer de modo destacado no convite, para que os convidados possam planear a sua presença.

5. Informações sobre a cerimónia e a boda: Os convidados devem saber qual o local da cerimónia e da boda, incluindo as moradas.

6. Detalhes de confirmação de presença:Se esperas que os convidados confirmem a sua presença, inclui um endereço e um prazo para esse fim. Também podes enviarcartões de confirmação de presençaespeciais.

7. Código da indumentária:Alguns casamentos podem exigir um código de indumentária específico, por isso é importante que transmitas essa informação no convite, se for o caso.

8. Imagens: Embora não seja obrigatório, a maioria das pessoas dirá que adicionar uma foto ao convite lhe dá um toque pessoal e bonito. A imagem perfeita pode ser qualquer uma, desde um retrato de noivado do casal ou uma bela paisagem do destino do casamento até um design abstrato elegante.

No papel de noiva e noivo, vocês são os protagonistas do dia, por isso cabe-vos decidir como os vossos cartões de convite são concebidos e estruturados. O nosso objetivo é tornar esse processo agradável, dar sugestões e inspirar. Ao criares os teus convites na Optimalprint, podes expressar o teu amor de um modo que reflita a tua personalidade. Porque não experimentar diferentes opções para teres a certeza de que obténs o convite de casamento perfeito para o grande dia?

Texto do convite de casamento: quais as características de um bom texto para um convite de casamento?

Além dos elementos inerentes, um convite de casamento é, obviamente, caracterizado pelo uso da linguagem. Enquanto alguns noivos gostam de convites em moldes mais tradicionais e formais, outros preferem dirigir-se aos convidados de um modo particularmente pessoal. As frases que escolheres para o convite de casamento ficam ao teu critério, mas é recomendável que os convidados as reconheçam como sendo tuas: o convite deve condizer com a tua personalidade. Não tens de te esconder atrás de uma linguagem formal se, como noivo ou noiva, nunca falas dessa maneira. Mas é fundamental que todos os convidados percebam o texto: a tua avó pode ter uma compreensão da linguagem diferente do teu irmão mais novo, o que deves ter em consideração no momento de escrever o convite. Claro que as informações mais importantes sobre o evento também devem estar presentes. Fora isso, não há limites para a criatividade.

Gramática e tom formal

Qualquer documento escrito requer correção gramatical, pois a gramática afeta o modo como o texto é interpretado pelos leitores. Se um convite de casamento contiver erros de ortografia ou gramática, isso pode deixar uma impressão de descuido em relação ao evento em si. Confere sempre se o texto tem erros antes de enviares os cartões.

Podes optar por um tom formal para a redação dos convites de casamento, mas não é obrigatório. As vantagens dos convites formais é que não dão margem para mal-entendidos: tudo é redigido de forma simples e clara. Os convites formais, porém, precisam por vezes de um pouco mais de sentimento. Queres que sejam mais criativos? Ao formulares os convites, podes usar a criatividade e fugir às regras. Também podes incluir preferências pessoais, como citações do teu filme preferido ou o que vos caracteriza como noivos.

Gostam de viajar juntos pelo mundo? Então, introduz essa sugestão de um modo discreto no texto:Juntos, percorremos muitas estradas e escalámos muitas montanhas - agora, estamos diante da aventura do casamento.

Assim, foges das antigas convenções e dás um toque pessoal ao convite.

Consistência

No que se refere ao texto para o teu convite de casamento, a consistência é fundamental, o que significa que todos os elementos devem seguir um estilo e tom específicos em termos de gramática, maiusculação e formulação. Por exemplo, se começares o convite com "Convidamo-lo(a) para o casamento de", certifica-te de que o restante texto do convite segue a mesma linguagem formal, o que também se aplica aos nomes, que devem ser usados de forma consistente ao longo do texto para ambos os noivos.

Uso da terceira pessoa: não é obrigatório, mas uma possibilidade

No passado, os convites de casamento eram geralmente escritos na terceira pessoa, o que significa que o casal se referia a si mesmo como 'os anfitriões', em vez de 'nós' ou 'nos'. O uso da terceira pessoa torna o texto mais formal, mas isso serve apenas para alguns noivos e noivas. Por isso, escolhe termos que se adequem à tua personalidade. Uma formulação clássica pode adequar-se ao estilo escolhido se quiseres comemorar com um estilo particularmente nobre, elegante e clássico. Mas, se quiseres dirigir-te aos convidados de uma forma marcadamente pessoal, é provável que uma saudação tão formal não fosse a mais adequada. Aqui tens uma comparação direta:

'A Ana e o Miguel convidam-no(a) a assistir à cerimónia do seu casamento, que terá lugar na igreja...'

'Estamos ansiosos por comemorar o nosso grande dia e o nosso amor contigo...'

Brevidade e clareza

Como todos os bons textos, o texto dos convites de casamento deve ser o mais curto e conciso possível. O casamento é um acontecimento importante, mas o seu valor reside no momento em si, não no número de palavras usadas para o descrever. Por isso, inclui no convite apenas as informações necessárias no convite e nada mais. Na maior parte dos casos, os cartões não são suficientemente grandes para um texto extenso, pelo que faz sentido ser-se breve e usar-se termos exatos.

Como escrever um convite de casamento

Munido de todas as informações necessárias e com algumas recomendações em mente, já deves estar apto a redigir o teu convite de casamento.Podes fazê-lo de várias formas, dependendo do tom e da apresentação que queres dar ao teu convite. Reunimos aqui algumas dicas úteis, que tornarão o processo de escrita do convite de casamento muito mais simples:

1. Escolhe o tom

Antes de começares a escrever, decide o tom do convite. Queres que seja formal e tradicional? Ou mais alegre e divertido? Embora os convites de casamento sigam convenções gerais, ao fim e ao cabo és tu que fazes as regras. Considera o casamento em si, o local da boda e as personalidades dos noivos ao escolheres o texto para o convite de casamento.

2. Quebra o gelo

Todos os convites de casamento têm de começar com alguma frase introdutória, que dê aos destinatários uma ideia do que pode estar no interior do cartão - e do que podem esperar do próprio casamento. Embora não seja necessário ser-se especialmente criativo ou poético na formulação do convite, podes procurar ser pessoal e amigável.

Aqui estão alguns exemplos de frases que podes usar:

• Convidamo-lo a juntar-se a nós na cerimónia de celebração do nosso amor

• Junte-se a nós para comemorar este dia especial

• Esperamos que vivas esta ocasião alegre connosco

3. Insere as informações importantes

Depois de quebrar o gelo, é altura de apresentar as informações essenciais sobre o teu casamento. É aqui que deves seguir a etiqueta apropriada - inclui todas as informações pertinentes e usa os títulos certos, sempre que aplicável.

Eis algumas dicas sobre como fazê-lo:

Indica os nomes completos da noiva e do noivo

• Menciona o local, a data e a hora da cerimónia

• Insere quaisquer outras informações necessárias, como o código de indumentária ou informações sobre a boda

• Não omitas palavras como “e” ou “rua”, para evitar confusões

• Coloca as informações de confirmação de presença na parte inferior do cartão

4. Termina com uma nota positiva

Assim que todos os detalhes importantes tiverem sido tratados, podes terminar o convite com uma espécie de agradecimento. O texto final deve deixar os convidados de bom humor e inspirar entusiasmo pela data.

Aqui estão algumas formulações finais que podem resultar para esse fim:

Estamos ansiosos por comemorar esta data consigo

• Esperamos que possa participar nesta celebração

• Mal podemos esperar por partilhar este dia especial consigo!

5. Confere tudo e imprime

Lembra-te de que o convite é a primeira impressão que deixas do teu casamento em muitos convidados, por isso não te contentes com menos do que a perfeição! Depois de terminares de redigir o convite, lê-o em voz alta para ti e pede a outra pessoa que veja se tem erros. Verifica ainda mais uma vez se todas as informações estão corretas. Depois de tudo estar confirmado e de o texto do convite de casamento tiver sido revisto, está tudo pronto para mandares fazer os cartões. A melhor forma de fazer justiça a todo o trabalho que tiveste até aqui é escolhendo um serviço de impressão de confiança. Com a Optimalprint, podes personalizar o design do teu convite de casamento, carregar as tuas próprias imagens e até pedir uma amostra para garantires que ficou impecável.

O que evitar ao escrever um convite de casamento

Embora não haja regras rígidas para o texto dos convites de casamento, há erros frequentes a evitar.

Estão incluídos:

• Não mencionar os anfitriões do casamento

• Escrever o convite em letras maiúsculas

• Inserir demasiada informação no convite

• Fazer suposições sobre a indumentária

• Não adicionar as informações de reserva de data

• Dar erros ortográficos ou tipográficos

• Não indicar claramente o local de realização da cerimónia

• Não indicar o horário da cerimónia

• Esquecer de mencionar outros eventos associados, como o jantar de ensaio ou o brunch pós-casamento

Frases para convites de casamento: exemplos

Precisas que expliquemos melhor? Para te ajudar a ficares com uma ideia mais clara de como criar os teus convites de casamento, aqui ficam algunsexemplos de texto para convites de casamentoque seguem livremente as indicações dadas acima:

Texto de convite de casamento informal:

Convidamo-lo(a) a celebrar o casamento de

Ana Silva e Miguel Fonseca no sábado, 25 de abril, às 16:00,

na Quinta da Cerca,

localizada na Rua António Vilaça, 21, Vila Nova de Gaia, Portugal

Texto de convite de casamento semiformal:

A família Silva e a família Fonseca convidam-no a celebrar o casamento dos filhos,

Ana Silva e Miguel Fonseca,

que terá lugar no sábado, 25 de abril, às 16h, na Quinta da Cerca,

localizada na Rua António Vilaça, 21, Vila Nova de Gaia, Portugal

É favor confirmar presença com a Maria e o João até 15 de março, através do 91 999 66 45

Texto de convite de casamento formal:

Maria e João Silva

pedem a honra da sua comparência no casamento da sua filha,

Ana Filia Silva, com Miguel Ângelo Fonseca,

sábado, cinco de junho de dois mil e vinte e três, às cinco horas da tarde,

na Igreja de Mafamude, Rua da Charneca, 123, Vila Nova de Gaia, Portugal

A boda decorrerá na Quinta da Cerca,

localizada na Rua António Vilaça, 21, Vila Nova de Gaia, Portugal

É favor confirmar presença com a Maria e o João até ao dia 15 de abril, através do 91 999 66 45

Cinco ideias de convites de casamento para te inspirares

Os melhores convites de casamento são os que refletem o relacionamento e o estilo do casal. Não há modelos acabados: deves sempre procurar personalizá-los, incorporando detalhes atentos e um toque único. Dito isto, certamente não custa procurar inspiração. Há muitos conceitos criativos que abrangem uma ampla diversidade de temas, cores e estilos de design online. E tens também esta lista que reunimos aqui para ti!

1. Convite tradicional:Em matéria de convites de casamento, a tradição vem sempre primeiro. Opta por um convite clássico, com um cartão de resposta a condizer. Temos cartões de alta qualidade, tipos de letra elegantes e uma paleta de cores tradicionais a preto e branco ou em tons de creme para completar o efeito. Também podes adornar o envelope com um pequeno selo de cera. É aqui que entra a influência de Jane Austen!

2. Design ilustrado:Dá um toque inimitável ao teu convite de casamento com um modelo ilustrado. Podes contratar um ilustrador para criar um design personalizado, fiel ao teu relacionamento, ou criar um por conta própria, a escolha perfeita se pretendes guardar os convites como lembrança.

3. Convites de casamento gravados:Aprimora os teus convites de casamento com uma ponta de luxo, optando por um design gravado. Quer escolhas ouro, prata ou ouro rosa, este acabamento brilhante dará glamour ao teu conjunto de cartões. A Optimalprint tem um leque de opções à escolha, desde o moderno ao clássico.

4. Design minimalista:O design minimalista é perfeito se estiveres à procura de algo moderno e discreto. Escolhe um conjunto de cores, um tipo de letra simples e um único elemento de design, como um ícone ou padrão para despertar curiosidade. Osconvites de casamento minimalistassão ótimos para casais que preferem um estilo discreto e elegante.

5. Mapas personalizados:Desenha um mapa personalizado, com a localização exata do casamento e outras informações pertinentes, como a data e a hora. Podes usar mapas antigos para um estilo clássico ou criar o teu próprio design, a condizer com o tema do casamento.

Amostras de fotos para convites de casamento

Idealizar o convite de casamento perfeito não é tarefa fácil - mas, com um planeamento meticuloso, o devido cuidado e as ferramentas certas, podes criar um convite que será lembrado e apreciado para a posteridade.

A Optimalprint está aqui para te ajudar a tornar esse sonho realidade. Com uma extensa coleção de convites de casamento ecartões personalizados, podes facilmente encontrar algo que se adapte ao teu estilo, gostos e orçamento. Escolhe já!