do not visit

O que escrever num postal de Natal?

Já é suficientemente difícil escolher postais de Natal. Mas e saber o que escrever? Esse é todo um outro desafio, mas um que vale a pena enfrentar. Embora as empresas de cartões de saudação possam ter a liberdade de imprimir mensagens, elas são bastante genéricas e podem não fazer sentido para ti. Escrever algo pessoal, especialmente na quadra festiva, transmite uma mensagem sincera de consideração e amor que nenhuma frase feita consegue igualar.

Quer se trate de postais de Natal para familiares, amigos próximos ou vizinhos, há recomendações básicas e aspetos a considerar durante o processo. Este artigo dá-te dicas sobre como escrever postais de Natal com significado para as diferentes pessoas que fazem parte da tua vida e sobre as melhores práticas a adotar para que tenham o impacto desejado. A pergunta a fazer é:O que escrever num postal de Natal?

O que escrever num postal de Natal para a esposa

Se não sabes o que escrever no postal de Natal para oferecer à companheira, não precisas de sentir vergonha! Nem todos têm veia de poeta. Além do que possas ter encontrado ao pesquisar no Google 'O que escrever no postal de Natal para a minha esposa', há passos que podes seguir para compor uma mensagem relevante e significativa, que lhe derreta o coração.

Evoca memórias

Pensa em todos os Natais que passaram juntos como casal. Escolhe alguns dos vossos momentos prediletos e expressa a tua gratidão por teres podido partilhá-los com ela.

Partilha o teu amor e gratidão

Revela à tua esposa o que ela significa para ti e o quanto gostas dela. Escolhe palavras que demonstrem o profundo amor e admiração que sentes por ela, sejam 'Tenho muita sorte por te ter ao meu lado' ou 'És o melhor que me aconteceu na vida'.

Deseja-lhe uma quadra feliz

Nenhum postal de Natal fica completo sem algum tipo de votos festivos em jeito de despedida. Ao escreveres o postal para a tua esposa, será melhor inspirares-te em votos de união. Procura dizer que não só lhe desejas Boas Festas, mas que também esperas que as passem juntos.

O que escrever no postal de Natal para o marido

Os homens não são os únicos a ter dificuldade em encontrar as palavras certas de amor e carinho no Natal. Escrever uma mensagem sincera no postal do teu marido é mais fácil na teoria do que na prática, especialmente porque as frases que os postais já trazem costumam ser dirigidas às mulheres. Para facilitar o processo, compilámos esta lista de dicas:

Destaca a personalidade dele

Muitos dos postais de Natal para homem expressam gratidão de um modo genérico. A verdade é que todos, homens incluídos, gostam de receber algo feito a pensar neles. Uma mensagem que mencione as suas qualidades únicas será provavelmente algo que nunca recebeu antes.

Sublinha o valor que tem na tua vida

As palavras de gratidão podem ter um efeito especialmente poderoso. Diz-lhe como aprecias o seu trabalho árduo e como se dedica ao casamento e à família. Salienta as pequenas coisas que faz, como tirar tempo para te ouvir, que fazem uma grande diferença para ti.

Fala sobre o vosso futuro juntos

Um dos aspetos mais bonitos do amor é ter-se alguém com quem dividir a vida. Conta as esperanças e sonhos que tens para o futuro e diz-lhe que mal podes esperar que o vivam juntos. Se és casada e tens filhos, expressa o teu entusiasmo por vê-los crescer e por partilhar as alegrias da paternidade com o teu marido.

O que escrever no postal de Natal para a namorada

Escrever um postal de Natal para a namorada é sem dúvida diferente de o fazer para uma esposa. Na maior parte dos casos, os cartões entre conjúges são de natureza muito mais íntima e séria. O nível de compromisso com uma namorada, por outro lado, pode variar do casual ao sério. Sabendo disto, continua a haver várias formas de se fazer uma declaração significativa:

Referir a duração do relacionamento

Embora possa parecer contraintuitivo, sobretudo se o relacionamento tiver pouco tempo, na verdade é uma boa forma de contextualizares a tua mensagem em geral. Começa por dizer como te surpreende que 'apenas' ou 'já' tenha passado X tempo desde que se conheceram, passando a destacar o papel que essa pessoa passou a desempenhar na tua vida. Como mudou a tua vida desde que se conheceram? Que aspetos da vida em comum aprecias particularmente? Põe-nos em evidência, tal como a importância que ela tem para ti.

Sê romântico

Quer ela seja tua namorada há muito ou pouco tempo: umas poucas palavras românticas são o suficiente para fazer o coração dela bater mais rápido. Deixa os teus sentimentos falar e esquece as formalidades. Um simples "Feliz Natal" não ocupa um postal de Natal inteiro. Se ainda não encontraste as palavras certas, inspira-te em frases de amor. Pode haver um filme romântico que tenham visto juntos no cinema – com uma bela declaração de amor. Ou então usa uma citação de um dos teus livros preferidos. Criarás, assim, um momento evocativo e expressarás os teus sentimentos sem grande dificuldade.

O que escrever num postal de Natal para o namorado

Se estás a pensar no que escrever no postal de Natal para o namorado, não és a única. Muitas pessoas têm dificuldade em pôr os sentimentos por palavras - as palavras certas. Há vezes em que preferes não dizer muito, mas também não queres dizer de menos. Por isso, antes de começares a escrever o teu postal de Natal, pense no que queres comunicar e desejar ao teu namorado. Saberás escrevê-lo melhor depois. Aqui ficam algumas sugestões:

Verbaliza o o que sentes

Em vez de te limitares a dizer 'Amo-te', pensa noutras formas de expressares o que sentes por ele. Podes dizer como aprecias o seu sentido de humor, o modo como te faz rir ou até o quanto a vida é mais simples com ele por perto. Este tipo de sentimento é uma boa forma de começares a tua mensagem.

Faz alusão às suas conquistas

Todos precisam de ser lembrados daquilo que são capazes de fazer, e o teu namorado não é exceção. Fala sobre as metas que definiu - sejam de que tamanho forem - e de como te sentes orgulhosa do progresso que fez. Incentiva-o a continuar a esforçar-se para chegar ao sucesso.

O que escrever no postal de Natal para a mãe

A tua mãe sem dúvida espera e merece o seu próprio postal de Natal nesta quadra festiva. Porque não torná-lo o melhor possível? Todos, especialmente uma mãe, adoram receber um postal cuidado, com uma mensagem pessoal e sincera. No caso de um postal para a mãe, o texto deve ser especialmente carinhoso, considerando tudo o que ela fez por ti. Dá uma olhadela a estas recomendações para te ajudar no processo de escrita:

Expressa verdadeira gratidão

A tua mãe provavelmente fez mais por ti do que alguma vez lhe poderás retribuir, por isso não deixes de expressar a tua gratidão pelo seu amor e apoio incomensuráveis. Agradece-lhe ainda por ser a tua melhor amiga, tua confidente e a pessoa que procuras quando precisas de conselho.

Conta-lhe o impacto que teve na tua vida

O postal à mãe deve ser uma ode à forte influência que teve na tua vida. Fale sobre como te marcou pela positiva, através do seu amor e apoio incondicionais ou da sua fé inabalável em ti. É algo simples, mas incrivelmente significativo para qualquer pai ou mãe receber.

O que escrever no postal de Natal para o pai

Queres escrever um postal de Natal para o teu pai? A princípio, a tarefa pode não parecer muito fácil. Os pais por vezes dão a impressão de serem menos emotivos, mas ficam felizes por se lembrarem deles na época festiva. Por isso, não há muita diferença entre um postal de Natal para o pai ou para a mãe. Desde que nasceste, o teu pai tem sido um companheiro fiel. Com um postal de Natal, dás-lhe a devida atenção e podes escrever coisas que de outra forma não dirias. O postal terá certamente um lugar especial à sua secretária, na mesinha de cabeceira ou no frigorífico. Especialmente quando o teu pai não consegue encontrar as palavras certas para dizer, ficará ainda mais feliz por receber a tua atenção.

Reconhece os sacrifícios que fez

O teu pai está ao teu lado desde que existes, ora oferecendo um ombro forte em momentos difíceis, ora acompanhando-te nas aventuras de férias ou ajudando-te na renovação do teu primeiro apartamento. O Natal é um bom momento para lhe agradeceres de um modo simbólico. Ao escreveres um postal de Natal para o pai, podes expressar por palavras o que significa o seu apoio em todos os momentos da vida.

Escreve algo pessoal

É sempre importante que a tua mensagem seja única e individual. Evita usar frases feitas e tenta mencionar algo com significado para ambos: histórias passadas ou momentos especiais que tenham partilhado juntos. Escrever uma mensagem engraçada no postal de Natal também é uma boa ideia se quiseres fazê-lo sorrir.

O que escrever no postal de Natal para os vizinhos

É importante formar laços com as pessoas que fazem parte da tua comunidade, e os postais de Natal podem contribuir para isso. Sejam os vizinhos do lado ou do mesmo bairro, enviar-lhes uma mensagem amável fará certamente com que se sintam agradecidos nesta quadra festiva. Aqui estão alguns elementos a considerar ao escrever um postal de Natal para os vizinhos:

Dá valor ao vosso relacionamento

Ter um vizinho com que se pode contar não tem preço. Faz questão de o reconhecer e de agradeceres a sua amizade. Também podes destacar as pequenas coisas que fortaleceram o vosso relacionamento, como quando o ajudaste a lavar o carro ou lhe pediste emprestada uma chávena de açúcar.

Partilha os teus planos para as Festas

Os postais de Natal são uma boa forma de informares os teus vizinhos dos teus planos ou dos festejos que estás a organizar para esta quadra. Inclui essa informação, juntamente com uma mensagem atenciosa convidando-os a estarem presentes.

O que escrever no postal de Natal para um professor

Os educadores são a espinha dorsal do nosso país e do mundo em geral. O trabalho que fazem contribui para o desenvolvimento das crianças desde a pré-escola até ao ensino superior e, sem eles, podemos dizer que a sociedade teria menos valor. Mas o que escrever a alguém que tomou conta do teu filho durante todo o ano? Há muitos elementos a considerar e possibilidades a seguir para se redigir um postal para um professor:

Menciona a disciplina que ensina

Os melhores postais de Natal para professores são os que destacam o papel que desempenharam na vida de um aluno. Para alguns, as aulas de Geografia ou de Ciências representam muito mais do que passar de ano - podem ser o início de uma paixão para a vida. Diz ao professor em questão o que a sua influência significa para ti e para a tua família, expressando entusiasmo pela disciplina que ensina e pelo modo como o seu dom individual ajudou a aumentar o interesse do teu filho por ela.

Expressa gratidão

Os professores sentem-se muitas vezes desvalorizados, o que torna os gestos de gratidão particularmente significativos. Agradece ao professor pelo trabalho árduo que fez ao longo do ano e conta-lhe o impacto que isso teve na aprendizagem do teu filho. Um simples 'Obrigado pela sua dedicação à educação do meu filho' pode bastar.

Não sabes o que escrever nos teus postais de Natal? Descobre aqui como torná-los ímpares

Apesar de todos os exemplos específicos que acabámos de ver, podes ainda não te sentir inspirado para escrever os teus votos de Boas Festas. Talvez não conheças bem a pessoa para quem escreves ou precises apenas de ideias mais gerais. Se for esse o caso, não te preocupes. Aqui ficam algumas dicas que podem ajudar-te a tornar qualquer postal de Natal especial:

Mostra que te importas

Seja quem for a pessoa a quem queres enviar um postal nesta quadra festiva, há algo que deve estar presente em todos os teus postais: o esforço por torná-los atenciosos e especiais.

Ao escreveres a tua mensagem, tira algum tempo para pensares na pessoa a quem escreves. O que sabes sobre ela? Como mostrar que te importas com os seus interesses e o seu bem-estar? Uma mensagem sincera, que não se limite ao habitual 'Feliz Natal!', pode contribuir em muito para isso.

Alguns exemplos de frases de abertura são:

- Tenho pensado em ti neste Natal

- Sei que foi um ano difícil para todos, mas quero aproveitar para te desejar um Feliz Natal

- Desejo-te toda a felicidade que mereces nesta quadra festiva cheia de magia

Dá-lhes um toque pessoal

A melhor forma de fazeres com que os teus postais de Natal se destaquem é acrescentando algo pessoal. Seja uma piada, uma lembrança querida ou uma piada vossa, aplicares um estilo próprio à mensagem ajudará a torná-la inesquecível.

Cartões de saudação de Natal: investe em cartões de qualidade

Embora este último ponto nem sempre receba a devida importância durante o processo de escrita, vale a pena mencioná-lo. Investir em cartões de qualidade não só te ajudará a transmitires a mensagem desejada, como também comunica da melhor forma o reconhecimento e o respeito que sentes pelas pessoas a quem os ofereces. A Optimalprint tem uma ampla coleção de postais de Natal que podem ajudar-te a dar forma aos teus votos festivos.

Não deixes de explorar a nossa seleção!