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Nove exemplos de posters: como promover a tua mensagem

Queres espalhar a tua mensagem pelo mundo? Então, tira-a do smartphone! Muito antes das notificações nas redes sociais e dos convites digitais, havia os bons e velhos cartazes para espalhar mensagens por todo o lado. E, apesar da introdução da tecnologia em tempo real, estes continuam a ser o principal meio de se promover uma campanha, expressar um sentimento ou divulgar um evento junto de um público mais vasto.

Enquanto suporte em papel que pode ser afixado no exterior de um local, dentro de grandes terminais de transporte ou em empresas locais, os cartazes são incrivelmente acessíveis e altamente personalizáveis. Se procuras ideias novas para partilhar a tua mensagem com o mundo, dá uma vista de olhos a estas dicas para um design de poster criativo - complementadas com nove exemplos de posters - para te inspirares!

Principais ideias deste artigo:

  • Os posters são um dos materiais de marketing mais comuns e acessíveis para se divulgar uma mensagem, publicitar uma marca ou promover um evento.

  • Um bom design de cartaz deve ter um texto simples, elementos gráficos apelativos, fazer uma utilização eficaz das cores e dos tipos de letra e um bom uso do espaço negativo.

  • Exemplos muito conhecidos vão desde os cartazes de campanha e de eventos até aos cartazes de concertos, filmes e cartazes escolares.

O que caracteriza um bom design de poster?

good example poster design

Quer os vejas enquanto esperas pelo Metro ou ao entrar para o teu espaço de concertos favorito, os cartazes estão praticamente por todo o lado — e não é por acaso, já que são uma forma simples e acessível de se promover algo. Mas o que faz um bom design de cartaz? No sentido mais simples, um bom cartaz deve considerar o seu público-alvo e finalidade, ter uma mensagem clara e usar adequadamente o espaço em branco.

No entanto, não deves querer apenas um bom cartaz — provavelmente, preferes um design criativo! Um cartaz criativo faz um bom uso do espaço em branco do suporte (a área livre de imagens ou texto) para realçar elementos visuais apelativos, como ilustrações de alta qualidade. Os cartazes criativos também fazem um uso eficaz de cores e da tipografia, o que explicamos mais detalhadamente abaixo.

Como promover a tua mensagem num cartaz

Existem inúmeros exemplos de posters que promovem criativamente uma mensagem, desde exposições artísticas e concertos de rock a campanhas de turismo e infográficos únicos. Agora, que já conheces as características de um bom design, está na hora de discutir como concebê-lo. Consulta esta lista para saberes como promover a tua mensagem com os oito componentes de um design de cartaz eficaz.

1. Escolhe um tema. Antes de começares a pensar em ideias para o design, decide que tipo de estilo queres dar ao teu cartaz. Por exemplo, podes seguir um estilo de arte gráfica, com formas e imagens ousadas, ou optar por um estilo fotográfico com imagens de alta qualidade.

2. Escolhe uma paleta de cores. A tua paleta de cores vai refletir o estilo geral do cartaz. Enquanto uma paleta de tons neutros apresenta tons calmantes, como cremes e castanhos suaves, uma paleta inspirada no Bauhaus já terá cores mais estimulantes e brilhantes.

3. Define uma mensagem. Dependendo do objetivo do cartaz, deves inserir as informações mais importantes, como a data de um evento. Também deves incluir um apelo à ação (CTA) inspirador ou as palavras que descrevam a ação que queres que o público realize, como comprar um bilhete para o evento.

4. Escolhe uma imagem de fundo. Independentemente de optares por uma foto realista ou uma ilustração gráfica que chame a atenção, a imagem de fundo que escolheres deve ser de alta qualidade. Qualquer imagem que uses no design do teu cartaz também deve poder ser dimensionada para uma impressão em tamanho grande.

5. Faz experiências com a tipografia. A tipografia refere-se aos estilos e tamanhos de letra usados para as palavras impressas no teu cartaz. Os tipos de letra a negrito são ideais para chamar a atenção, porque são facilmente legíveis à distância. Evita estilos criativos, que sejam difíceis de ler (mesmo de perto).

6. Estabelece um ponto focal principal. O ponto focal do teu cartaz é o ponto para onde queres dirigir a atenção do público. Só podes ter um ponto focal principal, pelo que deves usar elementos de design como cores contrastantes e o espaço negativo para destacar as informações-chave do cartaz.

7. Escolhe o tamanho do cartaz. É essencial teres em conta o local onde o teu cartaz será pendurado para escolheres o tamanho final. É um erro comum escolher-se cartazes demasiado pequenos, que não só podem parecer desajustados quando os imprimes e penduras, como também podem ter muito pouco espaço para informações importantes.

8. Cria um modelo de cartaz. Depois de dominares os componentes acima, podes começar a usar os teus exemplos de cartazes favoritos para criar modelos que simplificam o processo de design! Os modelos eliminam as dúvidas do design criativo de posters, poupando horas do teu tempo.

Modelos e exemplos de posters que podes utilizar agora mesmo

Queres fazer posters criativos? Vê estes dez exemplos que podes utilizar agora mesmo para te inspirar!

Posters publicitários e promocionais

Entre os exemplos de cartazes, os materiais publicitários e promocionais são dos mais populares — e isto porque são eficazes! Os cartazes publicitários usam uma linguagem ousada e cores vivas para transmitir a mensagem de uma marca ao seu público-alvo. Normalmente, incluem uma chamada à ação (CTA), como "Contacta-nos" ou "Compra agora", para incentivar p público a interagir com a marca promovida.

Exemplo:

Este poster promocional para uma exposição artística é um ótimo exemplo de como conjugar tipos de letra arrojados com cores vivas para chamar rapidamente a atenção do público. A escolha das cores e o uso de smileys transmitem uma sensação de entusiasmo e sugerem um estilo de arte moderno ou jovem. O designer explorou o espaço negativo para chamar a atenção para as informações mais importantes: o nome e o local do evento.

Posters de campanha

Uma campanha refere-se a um curso de ação organizado para se atingir um objetivo específico. Se vires a expressão 'cartaz de campanha' e assumires automaticamente que o cartaz está a promover um candidato ao Governo, não estarias necessariamente errado. No entanto, os cartazes de campanha também podem inspirar o público a tomar outras medidas para se atingir um objetivo, como visitar um determinado destino ou empresa.

Exemplo:

Example of Campaign Posters

Como podes ver no exemplo acima, nem todos os cartazes de campanha se centram na política. O Poster Apaixonado pela Argentina usa cores vivas e imagens divertidas para incitar o público a conhecer a natureza, o futebol e a cultura (como o vinho e a dança) quando visitar a Argentina.

Posters de eventos

Os cartazes de eventos são alguns dos exemplos mais comuns que se vê por aí, tornando-se mais eficazes se as informações importantes tiverem espaço para se destacar. Informações como a data, o local e o nome do evento são todas elas elementos-chave a inserir no design do cartaz, que também pode incluir uma chamada à ação para comprar bilhetes.

Exemplo:

Event Posters (Example)

Este poster de uma exposição artística é o exemplo perfeito de como usar o espaço negativo para chamar a atenção do público para informações importantes. Os leitores podem facilmente identificar o nome do evento, a data e o local no canto superior direito. A imagem em aguarela que o acompanha também é chamativa, sem distrair a atenção.

Posteres para concertos

concert poster examples

Os posters para concertos são um tipo de cartaz de evento que dá a conhecer um evento musical futuro. Por isso, não é de admirar que os exemplos mais eficazes partilhem vários elementos em comum com os melhores cartazes de eventos. Por exemplo, os cartazes de concertos devem transmitir informações importantes, como a hora e a data do evento, fazendo um apelo à ação, que pode referir-se a quando e como comprar bilhetes para o concerto.

Exemplo:

Example of Concert Poster

Este exemplo de poster para um festival de música rock tem todos os elementos de um bom cartaz de concerto e não se fica por aí. Utiliza o nome do evento, juntamente com uma imagem impactante de uma guitarra como ponto focal do cartaz. As informações secundárias, como o tipo de música e o preço de entrada no concerto, aparecem na parte inferior.

Posters infográficos

Tal como o nome sugere, os posters de design infográfico reúnem informações baseadas em texto com imagens de estilo gráfico. Os posters infográficos eficazes usam tipos de letra simples e uma tipografia maior, para que as informações escritas sejam mais fáceis de ler pelo público. Os posters infográficos também devem usar imagens ou ilustrações de alta qualidade, para que não fiquem pixelizadas quando impressas em tamanho grande.

Exemplo:

Infographic Posters (Example)

Se estás à procura de um poster criativo para divulgar informações de um modo original, vê este exemplo de poster de variedades saborosas de cerveja. O designer escolheu um tipo de letra arrojado e facilmente legível para o título e o texto. Além disso, as imagens vetoriais simples mantêm a nitidez, mesmo em cartazes de grandes dimensões.

Posters científicos

Os posters científicos são um tipo de cartaz infográfico que traduz conceitos científicos conhecidos em imagens fáceis de compreender. Por isso, é evidente que muitos incluem termos técnicos e equações que requerem uma tipografia simples e de fácil leitura. Os cartazes científicos eficazes utilizam tipos de letra simples e imagens claras, rodeadas de espaço em branco.

Exemplo:

Scientific Posters (Example)

Este poster científico do Cirsium canum é a suprema combinação de leitura fácil com um estilo divertido. O designer escolheu uma fotografia simples que ficou mais elegante com o preto e branco. Além disso, a tipografia é clara, simples e perfeitamente espaçada para uma leitura rápida.

Posters de filmes

movie poster example

Tal como os posters de eventos, os posters de filmes promovem a próxima projeção ou lançamento de um filme. Como tal, muitos destes cartazes incluem informações importantes, como a data da estreia de um filme ou o preço do bilhete. Um cartaz de filme eficaz deve ter imagens chamativas, que captem a atenção de um público mais vasto, e explicitar os nomes dos atores mais conhecidos que os protagonizam, que possam atrair público para o filme.

Exemplo:

Movie Posters (Example)

Para captar os elementos mais importantes do cartaz de um filme, dá uma vista de olhos ao poster criativo do filme Nasce Uma Estrela. Como é um filme mais antigo, o cartaz não inclui a data de lançamento. No entanto, tem o nome dos dois atores de destaque que protagonizam o filme e uma lista de canções que o filme popularizou para despertar o interesse.

Posters escolares

Além dos posters de filmes, que podem utilizar imagens do próprio filme, os cartazes escolares tendem a ser dos mais coloridos e visualmente atrativos. Têm em mente o público-alvo (crianças!), por isso incorporam tipos de letra divertidos e ilustrações coloridas. Estes cartazes costumam ter menos texto, preferindo mensagens breves e muitas imagens.

Exemplo:

School Posters (Example)

O poster atrás mencionado Sonha Alto, Pequenino é um exemplo ideal para o contexto escolar. Faz uma utilização eficaz de estilos de letra divertidos, que são fáceis de ler pelos mais pequenos. Além disso, os planetas e foguetões de desenhos animados produzem um estilo artístico lúdico, inspirador e indicado para a idade escolar.

Posters emoldurados

De todos os exemplos de cartazes desta lista, os cartazes com moldura são os mais requintados que podes escolher. Quer se trate de um poster emoldurado para um evento, um cartaz infográfico emoldurado ou do poster de uma pinturajuntar-lhe uma moldura dá logo um aspeto profissional ao um design. Para que fique com um aspeto superluxuoso, opta por uma moldura de madeira escura ou natural ou escolhe a moldura de madeira pintada de preto.

Exemplo:

Framed Posters (Example)

No que se refere a posters de luxo emoldurados, este Van Gogh XII é o melhor dos melhores! Com o título "Paisagem (1925-1928)", as cores arrojadas desta impressão condizem na perfeição com a tipografia simples. O espaço em branco à volta da margem é ideal para compensar a moldura de madeira pintada de preto.

Outros posters

Estás a tentar encontrar o cartaz perfeito, mas não viste nenhum que correspondesse ao que idealizavas? Não te preocupes! Temos muitos outros designs além dos nove exemplos acima, que combinam uma tipografia arrojada com imagens garridas para promover algo, enviar uma mensagem ou partilhar um sentimento com o público. Não há uma forma única de se criar um cartaz criativo!

Exemplo:

Other Posters (Example)

Vê só o poster Yeezus com o tema da cultura pop, por exemplo. Embora não esteja a promover nada em particular, a alusão à cultura pop é uma forma de partilhar um interesse em comum com o público. A utilização do texto branco contra o fundo preto também ajuda à legibilidade.

Destaca a tua mensagem com os posters chamativos da Optimalprint

custom-poster examples

O segredo para o design eficaz de um poster é concentrares-te em três elementos: a mensagem, as cores e a tipografia. Dependendo do tema do cartaz, a combinação de cores e tipos de letra, imagens e ilustrações ou espaço em branco e elementos gráficos pode dar grande destaque ao teu cartaz. Quando estiveres pronto para começar a criar, confia nos especialistas da Optimalprint!

A Optimalprint oferece designs de posters prontos a usar e decoração de parede personalizada, que podes alterar para amplificar a tua mensagem. Quer uses a nossa prática aplicação móvel ou acedas ao nosso site num computador de secretária, podes criar designs de cartazes eficazes em minutos. E, graças ao papel certificado em termos ecológicos, os posters da Optimalprint são tão sustentáveis quanto fáceis de criar.

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